2.10.07

Coluna Mundo -N°2

Noticias Comentadas desse começo de semana

Com o Renan mais enrolado que rabo de porco, agora é o Ciro Gomes, que concorreu a presidência da repúlbica,que tá enfiando o pé na jaca...
http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/Artigo/exibir.ssp?artigoId=79359&secaoId=6009&edicao=489. Bem-vindos ao Brasil...

Numa das minhas caminhadas pelos sites de noticia, encontrei no G1 um excelente site. No tal, vi uma reportagem sobre as Lan Houses. Isso merece um comentário!

Um Império Digital em ascensão.

Há cerca de dois anos, havia apenas uma modesta Lan lá perto de casa, a Lan do Tigrão (figura). Tdo dia e deixava meus R$ 2, 3, 4, 5 ... por dia. Jogava muito e entrava no nosso maravilhoso Orkut e Msn. Era um iniciado na era digital. Passando alguns meses, comecei a perceber a quantidade de gente que ia na LAN, inclusive garotinhos e homens feitos que não saiam dela. Eu podia aparecer as 12, 14, 22 horas e eles tavam la,jogando um MRPG on-line ou simplesmente de bobeira. Me perguntava se as tais pessoas não estudavam, não tinham mãe, namorada e etc...
Eu presenciei cenas em que o dono da LAN EXPULSAVA clientes por bobeira, batia nos garotinhos e tal, e os tais voltavam no dia seguinte, pasmem, perguntando se podiam voltar a ficar ali. Entendi que aquilo estava se tornando algo além do comércio, os garotinhos estavam completamentes viciados. Algumas vezes os vi com camisas do Santa Mônica, São Bento e outros ótimos colégios pagos.
A medida que o tempo passava, eu me viciei também. Havia periodos que eu ia duas vezes na Lan House por dia. Graças ao bom Deus, nunca permiti abusos comigo, pois, sempre fui bem informado. Os esporros e brigas eram hilários, o cliente (uma garoto de dez ou doze anos) ia e PEDIA pra usar o computador, o dono da casa o enrolava e passava vários outros usuários á frente dele na fila; a maioria meninas bonitinhas.
Em meu colégio, as quatro Lan´s próximas ficam lotadas de estudantes uniformizados em horário de aula. Por vezes passei e avistei diversas meninas (algumas lindas) bebendo e fumando com os donos e funcionários da Lan House, uns playboys, playssons e outras raças de idiotas com dinheiro que existem nessa cidade. Grande parte da culpa por eu ter repetido ano passado era dessas minhas saidas para usar os computadores coletivos.
Numa hora, tomei nojo daquela situação, cada vez mais fui me libertando do vicio até que aconteceu uma coisa que, aqui em meu bairro, agente chama de FILHA DA PUTAGEM: Um funcionário da Lan House desligou todas as máquinas sem avisar,cerca de vinte minutos antes do horário normal de fechamento do estabelecimento, eu estava enviando um curriculo! Na hora, fiquei muito revoltado e tirei satisfações com o cara, que me respondeu:
-Ué, eu sou o que tá tomando conta, eu fecho quando eu quiser.
Eu xingei o cara de tudo qn é nome e fui embora sob promessa de nunca mais voltar ali.
Nessa época começou um processo de massificação dessas lojinhas no meu bairro, agora já tem umas dez Lan Houses numa área de, no máximo, trinta minutos de caminhada. Todas lotadas e com sistemas iguais aquela que eu ia.

Conclusão:
Eu não sou contra as Lan Houses, acho uma solução barata e acessivel para a galera que não tem PC em casa mas, uma quantidade de abusos imensos são cometidos lá dentro e, muitos muleques de 15 anos se perdem nessa palhaçada. O adolescente ainda é meio criança e diversão pra ele nessa fase é prioridade, o problema é, essas casas de jogos dominam a mente de alguns, ou melhor, de muitos deles. Eu tenho amigos que repetem direto no colégio por causa do novo Call of Dutty, dum campeonato de CS, Warcraft. Sei que isso tudo é legal e tal, mas, essa babozeira tá sendo muito exaltada. As Lan´s estão integrando os jovens na digitalização e tirando-os da vida real. Nossa policia está sendo falha em não fiscalizar essas casas e nosso prefeito em não impor regras mais pesadas para elas.

Aqui estão dois links do portal G1 sobre as Lan´s, aconselho a ler:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL110264-5606-11582,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL138999-5598,00.html

Comentem suas opiniões e não se esqueçam da Enquete ai embaixo da página. Abraços...

2 comentários:

Anônimo disse...

vc ta coberto de razao!! acho q culpa disso tudo tb vem da educaçao vinda de casa, falta conversa, falta aproximaçao, as vezes a mae e o pai largam um adolescente por ai nao sabem nem pra onde ele foi!!

esse mundo ta ao contrario e ngm reparou só eu e vc mavi!!

=/

Anônimo disse...

è Lili! Oq vc disse tá certissimo...