25.4.10

Sobre a paz que eu não quero seguir

Em 14 de Julho de 1789 uma multidão de revoltosos com a conjuntura socioeconômica de seu país atacou a Fortaleza Parisiense da Bastilha. Esse golpe contra um poder que se dizia divino abalara o mundo, pois os oprimidos agora carregavam os canhões do ataque. E o grilhão era fraco contra milhares e milhares de corações ansiosos por sangue e melhoria em suas infelizes vidas. Essa gente simples começava um dos eventos históricos mais aclamados e estudados e que, para sempre, mudou os modos de pensar de todas as sociedades modernas. E de lá vieram um Rousseau para definir as desigualdades e convencer um país a lutar e um Claude Joseph para bradar “As armas cidadãos!”.
Uma das maiores peculiaridades da revolução francesa é que a economia da França era forte e este país possuía um cenário de destaque mundial, excelente terras. Mas o que destruiu um sonho francês de uma Grande Pátria Mãe antes da marcha do povo contra a fortaleza? Fora a tirania exacerbada de inúmeros governos fúteis, parasitários, corsários do suor e trabalho de uma grande gama de indivíduos que formava uma massa, um tijolo ou azulejo a ser pisado e sustentar as políticas infelizes de reis e do clero.
Naquela época longínqua aos nossos olhos e interesses, fora provado que o Mundo Ocidental não esperava uma revolução, mas, precisava de uma revolução. E sim, apesar dos burgueses e suas economias, quem tomara a frente dos assaltos fora um povo massacrado e que agora começaria seu banho de sangue; um pagamento merecido por muitas gerações engolidas.
Não irei me estender sobre isto, mas, o preço foi pago e muita coisa mudou ali, naquele momento germinativo duma idéia soberana do que é hoje nossa “teórica” sociedade moderna...
Utilizando do exemplo supracitado eu formulo uma questão: Quais são as tiranias escondidas dentro do seio da nossa sociedade?
Os impostos são duros e terríveis no Brasil. Contudo, os serviços públicos, de um modo geral, são péssimos. O saneamento, o planejamento das cidades, as estradas. O povo sofre uma tirania disfarçada, duma classe governativa parasita e fraudatória. Já pensaram no quão absurdo é lhe dar com noticias de bagatelas e corrupções em todas as esferas comumente no nosso jornal? Ao lado das noticias do tempo e da TV.
Senhores, vivemos num país continental e rico em potencial, mas, nossas vidas de merda, mergulhadas nas excentricidades dum dia-a-dia de merda nos fazem perder a visão do desastre que somos.
Por isso vos digo. Qual a forma de melhorar? Comunistas, Monarquistas, Republicanos, Esquerdos, Direitos. Tudo farelo da mesma sujeira. Basta dessa gente inútil, pobre de educação e espírito governar-nos. A quem você vai dar seu voto esse ano? Ao romário, grande jogador de futebol. Que terrível comedia grega é a nossa política senhores, em todas as suas conjugações.
Chega desse comunismo de mentira, isso é inútil, as manifestações foram domesticadas. Nenhum rei pode mudar o destino, seria complexo demais, com sangue demais. Basta de associações com os EUA ou a Rússia. Ou com Chaves, ou com Obama. Todos esses factóides são armadilhas. É pretexto para se esquecer a questão mais essencial para um governo democrático. A democracia na educação, na saúde, na segurança, na alimentação, na moradia, no desenvolvimento das sociedades. Quando sim, nosso País alcançar o nível disso. Poderemos discutir se seremos Marx ou Mercantilistas. Comprar-se-emos Bombas ou Balas de chocolate. Se nosso Presidente é negro, ou tirado da lama, ou diplomata em alguma merda qualquer.
Como eu posso pensar em coisas maiores se minha casa é cercada de bandidos, se meu carro é blindado, se fico horas num transito idiota para ir para meu trabalho. Se minha alimentação é cara, se a luz é cara, a água é cara, o telefone é uma facada. Se meu cartão de credito me ataca. Se quando eu quebrar um pé numa infeliz casualidade, tenho que ficar dias para enfaixá-lo. Se não posso chegar duas da manha em casa sem estar rezando para alguma coisa me defender. O Povo grita senhores, mas berra como um cão, que late do dono o estar batendo e encolhe seu rabo, volta para a casinha, dorme e amanhã estará na porta com os jornais cheios de sangue na boca, abanando o rabo.
Sou obrigado a ser assim em meu emprego, pois o mercado nada me oferece e tudo me cobra. Com meus políticos, em suas mesas de dominó com prostitutas. Com meus vizinhos que se envolvem com as armas e drogas e mandam. Com a Policia corrupta. Com um transporte público imbecil. Com os impostos que só encarecem aquilo que é ínfimo em outros paises.
E sim, tudo isso acontece enquanto o Brasil vence a Crise Mundial com Maestria. Quem dera aqui fosse outra França e não fossemos tão vendidos a nossa vida de misérias. Sonhem em ser americanos e europeus, seria até mais fácil. Sua pátria que te pariu não precisa de você, só do seu dinheiro sujo..


-------------------------------
Ouça Tópico 3

Um comentário:

tio lipe disse...

po muito bom o texto , mais ao ler n pude deixar de compara-lo a um livro escolar uahauha, mais mesmo assim muito bom abraços mano !!
ate logo !